A palavra “Messias”, como uma transliteração da palavra hebraica maschiach vem do aramaico maschica e do grego messias. Sua origem hebraica é encontrada no verbo mashach, isto é, ungir, que foi traduzido muitas vezes como “o ungido”.
No NT, a palavra grega Christos tem o mesmo significado de “ungido”, assim como é transmitido pela palavra hebraica machiach.
O termo Messias tem descrito todos os ramos das profecias do AT que falam daquele que virá de Deus para cumprir as promessas de um novo estado de benção divinas.
De fato, essas profecias variam tanto que eram aguardados Messias de vários tipos, com uma variedade de nomes descritivos, por aqueles que aceitavam essas diferentes concepções, tanto no período inter-testamentário como na época no NT, assim como em toda a era cristã.
Ocasionalmente, nosso Senhor revelou em uma única afirmação dois ou mais temas da profecia messiânica do AT como, por exemplo, quando disse: “ Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28; Mc 10.45).
A responsabilidade do NT é mostrar que Jesus é o Messias prometido no AT, e que Ele próprio deu aos seus discípulos as indicações para a interpretação do AT. O Senhor Jesus Cristo disse aos discípulos na estrada de Emaús: “Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações” (Lc 24. 46,47).
Na nossa sexta aula, temos os evangelhos. Temos a vida de Jesus. Só que existem pessoas que hoje se dizem ser o Messias. E dizem que o Cristo falhou. Vejam abaixo:
Fonte: Dicionário Wycliffe.
QUEM SÃO OS EVANGÉLICOS - Pr. Juber Donizete
-
QUEM SÃO OS EVANGÉLICOS - Pr. Juber Donizete
*ASSISTA AQUI*
*Quem é o Pr. Juber Donizete?*
- Pastor auxiliar na ADMP - Assembléia de Deus Missã...
Há um dia