segunda-feira, 11 de julho de 2011

Escola Bíblica Dominical - Introdução

Escola Bíblica Dominical

Vou está inserindo aqui no Blog Restaurando as Veredas, o material que iremos utilizar neste semestre em nossa EBD.


Introdução

No Novo Testamento, de que tipo de escrita se trata? Qual é o seu gênero literário?
Os evangelhos são os primeiros quatro livros do NT, e seu gênero é biográfico. São quatro relatos complementares sobre a vida de Jesus, cada um de um autor diferente e com um propósito especifico.
O livro histórico do NT é Atos dos apóstolos, que vem após os evangelhos, é a segunda parte da história de Lucas. Esta obra conta como os primeiros seguidores de Jesus difundiram as boas novas do que ele havia feito, começando em Jerusalém e na província da Judéia e passando para o contexto mais amplo do oriente grego e do Império Romano.
Depois de Atos vêm as cartas ou Epístolas. Treze delas trazem o nome do apóstolo Paulo. As demais foram escritas por outros seguidores próximos de Jesus. A maioria foi escrita para as igrejas cristãs fundadas havia pouco tempo em diferentes lugares. Nelas, são esclarecidas dúvidas, são dadas maiores explicações a respeito do que Jesus fez, e mostra-se como a nova fé pode ser colocada em prática no dia a dia.
O ultimo livro do NT é o Apocalipse. Ele pertence a um tipo especial de literatura denominada “Profecia” e lança o seu olhar para frente, para o triunfo final de Deus sobre o mal. Neste sentido, serve de incentivo para cristãos que vivem em tempos difíceis.

O que é o Novo Testamento?

O Novo Testamento, como o Antigo, é uma coleção de livros. São 27 livros e cartas escritas num período de cerca de 50 anos, em estilos diferentes, por vários autores, no primeiro século depois de Cristo, a época do império Romano.
O AT conta a história de muitas pessoas, mas essencialmente é a história do povo de Israel. O NT destaca uma pessoa em especial, alguém que era membro daquele mesmo povo: Jesus Cristo.
A palavra “testamento” significa “aliança”. O AT trata da aliança entre Deus e o povo de Israel. Deus escolheu este povo para, através dele, abençoar o mundo todo. Em resposta ao amor e cuidado de Deus, e para cumprir seus propósitos, os membros desse povo deviam obedecer às leis de Deus e ser fiéis a ele.
Mas sempre de novo eles falharam. E assim seus profetas começaram falar sobre uma nova aliança, que as pessoas manteriam porque estaria “escrita em seus corações”. Não mais algo externo, mas uma nova vida interior.
Foi esta nova aliança que, segundo os cristãos, Jesus tornou possível através da sua vida, morte e ressurreição. Através de Jesus, Deus oferece o dom da nova vida, uma participação na vida do próprio Deus, agora e para sempre. Esta “oferta especial” não é apenas para uma nação, mas para todas as pessoas do mundo, todos aqueles que estiverem dispostos a recebê-la.
É por isso que a mensagem cristã é chamada de “boas novas” (um evangelho). O termo grego. evangelion, significa “boas novas”, tornou-se um termo técnico para a mensagem essencial da salvação.
A verdade central do Evangelho é que Deus forneceu um modo de salvação para os homens ao dar seu Filho para o mundo.

“Os evangelhos contam a história de Jesus não apenas para nos relatar fatos interessantes sobre um personagem histórico. Eles a contam para que possamos descobrir as boas novas de como Jesus pode causar em nós um impacto que transforme a nossa vida!”

Stephen Travis

0 comentários:

Postar um comentário