sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A SOLUÇÃO: É CONFIAR EM DEUS


A SOLUÇÃO: É CONFIAR EM DEUS

Para essa vida de labuta, de crises, angústias, desesperos....

O único foco certo para a esperança do povo do Senhor é Ele e, por isso, apenas Ele é o objeto certo para a confiança deles.
No cap. 40, Isaias põe os ídolos lado a lado com Deus a fim de demonstrar a futilidade e a loucura de acreditar em qualquer outra coisa além do Senhor Eterno, o Criador dos confins da terra:

Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela.
O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.
Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;
é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra.
Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha.
A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? - diz o Santo.
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. (40.18-25,28)

Os ídolos em que confiavam não eram nada em comparação com o Deus verdadeiro!
A ocasião em que Isaias teve sua grande visão de Deus não foi um acaso. Isaias pôde ver o verdadeiro Rei, sentado no alto e levantado, quando o rei em quem o povo confiava morreu:

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. (6.1-4).

Esse é aquele em quem o povo do Senhor sempre deveria ter confiado. Nunca deveriam ter confiado em um líder político como Uzias, por mais devoto que ele fosse. Afinal, ele morreu! Esse fato não é insignificante. Deus chamou-os a confiar apenas Nele e usou Isaias para mostrar-lhe que Ele, e somente Ele, era digno da confiança do povo.


CONFIAR NO JULGAMENTO VINDOURO DE DEUS

Ele julgaria seu povo e as nações. Grande parte desse livro apresenta oráculos que prometem o julgamento de Deus. Isaias alerta:
“Porque será o dia da vingança do Senhor” (34.8). 13-24, Isaias promete o julgamento de Deus sobre uma nação após a outra. No cap 13, o barulho da ira de Deus chega à Babilônia. Ela ressoa na Assíria, em Moabe, em Damasco, na Etiópia, no Egito e, nos capítulos seguintes, de novo, na Babilônia, em Edom e na Arábia. No cap.23, é a vez de Tiro ouvir. E no cap.24, essa visão da tempestade do julgamento do Senhor alcança sua catástrofe final.

Eis que o SENHOR vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores.
Isaías 24:2 O que suceder ao povo sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua dona; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao credor, como ao devedor.
Isaías 24:3 A terra será de todo devastada e totalmente saqueada, porque o SENHOR é quem proferiu esta palavra. (24.1-3)

Quem é que julga as suas causas é o homem ou é Deus?

CONFIAR NA LIBERTAÇÃO E NA SALVAÇÃO VINDOURAS DE DEUS

Deus deve ser o único em quem devemos confiar não apenas porque trará julgamento, mas também porque Ele trará libertação e salvação.
Logo antes de haver o soar do julgamento de Deus, no cap.13, Isaias apresenta o cântico que será entoado no dia futuro de libertação: “EIS QUE DEUS É A MINHA SALVAÇÃO; EU CONFIAREI E NÃO TEMEREI PORQUE O SENHOR JEOVÁ É A MINHA FORÇA E O MEU CÂNTICO E SE TORNOU A MINHA SALVAÇÃO”. Ele promete salvar e cumpre a sua promessa. Como vimos antes, as tropas assírias cercaram Jerusalém. E agora, ao retomar a história, vemos que o comandante assírio continua, em hebraico, a ameaçar os habitantes da cidade. Vários líderes israelitas pedem que o comandante fale em aramaico a fim de não agitar as massas de ouvintes israelitas, cuja maioria não entendia aramaico, mas ele continua em hebraico com o intuito de que todo o povo ouvisse. Ele grita:

Não vos engane Ezequias, dizendo: O SENHOR nos livrará. Acaso, os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?
Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Acaso, livraram eles a Samaria das minhas mãos?
Quais são, dentre todos os deuses destes países, os que livraram a sua terra das minhas mãos, para que o SENHOR livre a Jerusalém das minhas mãos? (36.18-20).

Ele realmente não deveria ter dito isso! É claro que a Assíria era uma nação com poder muito forte, mas ele não deveria ter ido tão longe a ponto de dizer que o exército assírio estava além da capacidade do Senhor de libertar seu povo.
O Senhor manda Isaias dizer ao rei Ezequias para que este relate ao rei assírio o que Deus pensa da ameaça assíria:

Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Visto que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria,
esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, filha de Sião, te despreza e zomba de ti; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. (37.21,22).

Lembre-se. Essas palavras são dirigidas a um rei que cercava Jerusalém com 185 mil soldados!

A quem afrontaste e de quem blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e arrogantemente ergueste os olhos? Contra o Santo de Israel.
Por meio dos teus servos, afrontaste o Senhor e disseste: Com a multidão dos meus carros, subi ao cimo dos montes, ao mais interior do Líbano; deitarei abaixo os seus altos cedros e os ciprestes escolhidos, chegarei ao seu mais alto cimo, ao seu denso e fértil pomar.
Cavei e bebi as águas e com a planta de meus pés sequei todos os rios do Egito.
Acaso, não ouviste que já há muito dispus eu estas coisas, já desde os dias remotos o tinha planejado? Agora, porém, as faço executar e eu quis que tu reduzisses a montões de ruínas as cidades fortificadas.
Por isso, os seus moradores, debilitados, andaram cheios de temor e envergonhados; tornaram-se como a erva do campo, e a erva verde, e o capim dos telhados, e o cereal queimado antes de amadurecer.
Mas eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim.
Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.(37.23-29).

E foi exatamente isso que aconteceu. Deus libertou Jerusalém de 185 mil soldados assírios:

Então, saiu o Anjo do SENHOR e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.
Retirou-se, pois, Senaqueribe, rei da Assíria, e se foi; voltou e ficou em Nínive.
Sucedeu que, estando ele a adorar na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada e fugiram para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. (37.36-38).

Quando Jerusalém não tinha outra esperança, Deus veio como o Salvador deles.

EM QUEM DEVEMOS CONFIAR?
Como vemos no livro de Isaias, Deus é absolutamente único. Não há ninguém como Ele. Ninguém mais tem a pureza moral do Senhor. Ninguém mais é justo como o Senhor. E ninguém mais é amoroso como o Senhor. Na verdade, no livro de Isaias, uma das coisas mais admiráveis que observamos é a tenacidade do amor de Deus por seu povo infiel. Uma vez após outra, eles afastam-se de Deus e o rejeitam. Eles confiam em outras coisas. E Deus, com tenacidade, procura-os vez após vez.
O livro de Isaias apresenta um retrato de Deus que ostra por que Ele é tão digno da confiança do seu povo. Ele não é como aqueles outros reis. Com certeza, Ele não é como os ídolos falsos. Não é nem mesmo como nossos melhores amigos, os que são mais justos, ou mais amorosos, conosco. Ele é perfeitamente justo e perfeitamente amoroso o tempo todo!!! É difícil concebermos isso, pois não vivenciamos algo assim com nenhuma pessoa com quem convivemos – jamais! Isaias apresenta: o Deus que é perfeitamente santo e perfeitamente amoroso.

A SOLUÇÃO APONTADA: ESPERAR E CONFIAR EM CRISTO

À medida que lemos Isaias, fica cada vez mais claro que o grande plano de Deus para seu povo e para o mundo reduz-se a uma pessoa.

Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.(28.16)
Uma pedra? Uma pedra testada? Uma pedra preciosa de esquina?
O povo tinha um senso inato de como todo o plano de Deus se voltaria para um indivíduo, quer um dos reis deles, quer um rei estrangeiro. Claro que esse senso inato não era uma exclusividade deles. O coração de todos nós tem esse desejo embutido de esperar e de confiar em algum indivíduo que conhecemos, ou conheceremos, e que cuidará de nós. Colocamos essa esperança em qualquer pessoa, de candidatos a presidentes líderes religiosos.

ESPERAR NA VINDA DO REI-MESSIAS

Na primeira metade de Isaias, o profeta instrui o povo a olhar para a imagem do Messias. Bem, no antigo testamento todo rei e Israel e de Judá era um messias. Messias significa o ungido. Todavia, esse era o Messias. Esse era o Rei dos Reis que Deus revelou para Isaias.

Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão príncipes.(32.1)Esse que vem seria muito mais que apenas um bom rei:

ESPERAR NA VINDA DO SERVO

Deus prometeu a vinda desse personagem real para seu povo, porém, na segunda metade do livro de Isaias, vemos emergir outro personagem que Deus chama e meu Servo. Esse Servo também teria o Espírito de Deus sobre Ele e também traria justiça para as nações (42.1-4). Ele também salvaria os judeus e os gentios e traria salvação para os confins da terra (49.1-7).
Mas nem tudo seria brilho para esse Servo. Ele ouviria a Deus, mas nem todos ouviriam a Ele.

O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.
O SENHOR Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí.
Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam.
Porque o SENHOR Deus me ajudou, pelo que não me senti envergonhado; por isso, fiz o meu rosto como um seixo e sei que não serei envergonhado.
Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Apresentemo-nos juntamente; quem é o meu adversário? Chegue-se para mim.
Eis que o SENHOR Deus me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles, como um vestido, serão consumidos; a traça os comerá.
Quem há entre vós que tema ao SENHOR e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do SENHOR e se firme sobre o seu Deus. (50.4-10).

Como um Deus santo perdoaria e restauraria o próprio povo que o acusou de desobediência? Eles até bateriam, zombariam e cuspiram nesse Servo!
Bem, esse mesmo Servo responde a essa pergunta, em especial, na passagem notável que sempre lemos na igreja: (52.13-53.12). Neste momento, vejamos apenas o final dessa passagem:

Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. (53.11). O bater, o zombar e o cuspir serviriam para um fim inesperado.
Em Isaias, a solução de Deus não é apenas uma imagem abstrata, desfocada de si mesmo como libertador; é o retrato nítido de uma pessoa, um Servo. Esse Servo ouve a Deus com perfeição e, no entanto, sofre e é rejeitado a fim de pôr sobre si os pecados do povo Senhor.

ESPERAR NO ÚNICO REI-MESSIAS E SERVO!

O mais notável é que esse Rei e esse Servo sobre quem o Espírito repousa são realmente a mesma pessoa! Isso aponta para a visão de João em Ap. 5, em que um ancião celestial conta a João que o Leão da tribo de Judá triunfou. João tanta ver o Leão, mas o que ele vê? Um Cordeiro que foi morto. O Cordeiro é o Leão.(Ap.5.6,7). Da mesma forma, talvez o leitor, na primeira metade de Isaias, pergunte-se onde está o grande Rei? Leia a segunda metade do livro e veja esse Servo sofredor que carrega a iniqüidade do povo. Ele é o Rei. Ele é aquele que trará salvação até os confins da terra e libertará todos nós!

ESPERAR EM JESUS COMO O ÚNICO

E quem é o único?

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;
a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram (61.1,2).

Jesus cumpre Isaias 61! Jesus é o Rei. Jesus é o Servo. Ele veio por nós, seu povo.

EM QUEM DEVEMOS ESPERAR?

Ele conhece nossos sofrimentos, nossas dores, nossos amores. Ele conhece tudo sobre nós, até os nossos pecados.
Contudo, Ele também é santo e, por isso, teve de descobrir uma forma de amar a nós, ímpios, e ainda manter sua justiça e retidão. Como Ele fez isso?
Em Cristo, Deus se fez homem, teve uma vida perfeita e morreu na cruz pondo sobre si os pecados de todos que se arrependerem e crerem Nele. A cruz de Cristo satisfaz as exigências da santidade e do amor de Deus para que todos os pecadores possam ser perdoados. Você quer o perdão de Deus?
Então, arrependa-se de seus pecados e creia em Cristo. Volte seus olhos para esse Servo que suporta seus pecados e que, um dia, voltará para reinar vitorioso como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.

Conclusão:

O livro apresenta muitas falas de Deus para seu povo em que o Senhor lhes conta sobre si mesmo e sobre seu amor por eles, quer esse amor se manifeste por seu julgamento da maldade deles, quer se manifeste por sua promessa de libertação futura. O livro todo é sobre o amor de Deus por seu povo, não sobre o amor do seu povo por Ele. Ao comparar seu povo com uma vinha, Deus declara:
Eu, o SENHOR, a vigio e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia eu cuidarei dela. (27.3).
Se quisermos ter qualquer esperança, devemos fundamentá-la Nele, não em nós mesmos.
Você já percebeu quantos de nossos hinos e cânticos cristãos são sobre nosso amor por Deus?
Nenhuma dessas coisas, em si mesmas, é ruim. Todavia, nossa única esperança, como a do povo de Deus do A.T, está no amor tenaz, diligente, do Senhor por nós, demonstrando de forma mais maravilhosa em Cristo. Não fomos nós que buscamos a Jesus do céu. O Servo vem para a terra. O Servo assume a carne. O Servo vai para a Cruz e morre, levando sobre si a iniqüidade do seu povo. E, após três dias, o Servo, o verdadeiro Rei, ressuscita; e Ele voltará a fim de reunir seu povo e estabelecer seu governo com poder!

0 comentários:

Postar um comentário